quinta-feira

Sacher-Masoch

Citações de Sacher-Masoch:

´´(A mulher) tal como a natureza a criou e tal como ela atrai o homem atualmente, é o seu inimigo e só pode ser para ele escravo ou tirano, nunca companheira.``

´´O lado cômico de minha situação é que posso fugir e não quero.``

Jorge Leite Júnior in Das Maravilhas e Prodígios Sexuais, quando fala das obras de Sacher-Masoch:
O feminino é a figura chave de sua obra, principalmente no que tem de misterioso. O seu lado viril, cruel, caprichoso e insondável para o homem é o que o atrai. A alma da mulher é mais importante que as formas de seu corpo, pouco descritas nos livros. Ela é um mistério e compete ao homem desvendá-lo mesmo sabendo que nunca conseguirá. A mulher e a própria encarnação da natureza, cruel e distante. Sendo coerente e sincera consigo mesma, só lhe resta libertar toda sua tirania e severidade. A frieza é uma característica dessas mulheres. Como deusas, mantêm bem clara a separação com os ´´mortais``, lembrando muitas vezes estátuas - lindas, distantes e frias: Minha amada é de Pedra (Sacher-Masoch, 1983: 160)


A plenitude masculina está em reconhecer a superioridade da fêmea na natureza e tomar para si a única atitude possível: entregar-se de corpo e alma aos caprichos da mulher.

...

A mulher deve flagelar o homem na carne e no espírito, sendo a tortura da alma o fundamental... O suplício apenas físico não interessa sem a humilhação e o sofrimento moral. Na falta destes, a dor perde o sentido e torna-se desagradável e desestimulante. O prazer encontra-se em toda uma ambientação, em um clima que envolve a relação dominador - dominado. O tormento do corpo é apenas o complemento desta forma de relacionamento, não sendo o foco principal: A senhora já sabe que eu sou um supra-sensual, que em mim toda concepção procede, antes de mais nada, da imaginação e que se alimenta de quimeras.
...

A mulher é sempre o objeto a ser adorado e obedecido ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário